sexta-feira, 30 de março de 2012

RESENHA SOBRE IRACEMA

                                          
O escritor brasileiro José de Alencar nasceu no Ceará, região nordeste do Brasil, no ano de 1829. Antes de iniciar sua vida literária, atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: “Cinco Minutos”. Este autor brasileiro utilizou como tema o índio e o sertão do Brasil e, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam com se vivessem em Portugal, Alencar valorizava a língua falada no Brasil.  Escritor de obras com estilos variados, este escritor cearense criou romances que abordam o cotidiano. Deste estilo literário, também conhecido como romance de costumes, destacam-se os livros: Diva, Lucíola e A Viuvinha. Foram também de sua autoria os romances regionalistas: O Sertanejo, O Tronco do Ipê, O Gaúcho e Til. Dos romances históricos fazem parte: As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.  No romance indianista de José de Alencar, o índio é visto em três etapas diferentes: antes de ter contato com o branco, em Ubirajara; um branco convivendo no meio indígena, em Iracema e o índio no cotidiano do homem branco, em O Guarani.  É dentro do estilo indianista do escritor José de Alencar que está sua obra mais importante: Iracema. Outra obra também considerada de grande valor literário é O Guarani, pois aborda os aspectos da formação nacional brasileira.  Apesar de ser mais conhecido por suas obras literárias, o escritor brasileiro José de Alencar fez também algumas peças de teatro: Nas Asas de um Anjo, Mãe, O Demônio Familiar.  Faleceu aos 48 anos de idade, em 1877, deixando inúmeras obras que fazem sucesso até os dias atuais.

Iracema uma linda índia da tribo dos tabajaras, guardava o segredo do fruto de jurema e não podia perder sua virgindade. Iracema se apaixona por Martim amigo de Poti da tribo Pitiguaras inimigo dos Tabajaras.
Iracema foge com Martim e Poti deixando sua tribo. Os Tabajaras  e os Pitiguaras  fazem uma guerra por causa de Iracema e muitos tabajaras morrem na guerra.
Iracema grávida teve que ficar sozinha na floresta, porque Martim teve que ir para a guerra. Iracema teve seu filho, e chamou de Moacir que significa filho da dor, do sofrimento. Caubin teu irmão foi visita La, depois de ter o alimentado Iracema pediu para ele voltar e ficar com pajé, e dizer que ela tinha morrido.O leite do seio de Iracema já havia secado e não tinha mais alimento para seu filho. Iracema saiu com seu filho nos braços pela mata, avista um ninho de irara, arruma um lugar para seu filho e pega as iraras para mama em seus seios, Iracema curte a dor, quando começa a sair leite Iracema alimenta seu filho e volta para cabana.
Martim volta da guerra e vê Iracema e seu filho deitados na rede , Iracema entrega Moacir para o pai e fala meus seios ingratos já não tinha leite para o alimenta. E falece. Martim com muito sofrimento enterra sua amada nó pé de uma palmeira e fala : toda vez que as folhas da palmeira mexer sou eu falando no seu ouvido.
Martim parte com seu filho e com muito sofrimento sempre volta onde sua amada estava enterrada.
Tudo passa sobre a terra.  

Iracema é um poema em prosa, e que na minha opinião é muito lindo e repleto de emoções. , José de Alencar não se cansa de fazer elogios e colocar seus poemas no contexto ,que encanta ainda mais a história.O conto de Iracema é encantador pois quando eu estava lendo, eu sentia as emoções que a história narrava, me colocava no lugar dos personagens e me imaginava na situação de Iracema.José de Alencar descreve cada detalhes da natureza e dos personagens ,que na minha opinião prende mais o leitor.O que Iracema viveu de certa forma muitas pessoas passaram ou passam por situações parecidas, por isso qeu ela é tão famosa .Apesar da linguagem da história ser muito formal , e ter sido escrita a muitos anos, Iracema sempre conquista as novas gerações.


BIOGRAFIA:
http://www.suapesquisa.com/josedealencar/

Um comentário:

  1. Muito bom, Beatriz!!!

    teu blog está bem montado e com posts interessantes.
    Continue blogando, ok?

    Abs

    ResponderExcluir